praia

Corrida

Corrida em areia

21 jul , 2014  

Viver as melhores sensações da vida é ser hobbista! Todo mundo pratica pelo menos uma atividade que traz paz ou desestresse, sejam atividades dos mais variados tipos, cada uma dessas é um hobby nosso. Além disso, a escolha dos locais e das companhias durante a prática do nosso hobby também são importantes para nosso bem-estar e para a própria evolução no que praticamos.

A corrida na areia é um hobby esportivo praticado em ambiente confortável e que é mais eficiente no fortalecimento de músculos abdominais, dorsais, inferiores e joelhos, e no emagrecimento do que trotes em terrenos duros, como calçadão, ciclovias e pistas de atletismo; e ainda pode ser praticado como treino de base para etapa de corrida em outras superfícies. Ainda melhora nosso condicionamento físico, equilíbrio e noção do posicionamento de nosso corpo no espaço (propriocepção).

?????????Foto: Reprodução de Clínica de Corrida

Isso ocorre principalmente em areia fofa devido à mobilidade da areia que faz nosso calcanhar descer um ângulo maior que nas outras superfícies, sendo ideal para corrermos descalços. Em areia batida o impacto dos pés e calcanhares pode ser equivalente a superfícies mais duras, sendo indicado o uso de tênis para corrida com amortecedores. Não podemos esquecer de verificar a se a areia contém lixo, como visto em praias brasileiras, que podem virar armas para os corredores desatentos – nessa segurança o tênis ajuda, e pode ser usado em areia fofa, apesar de reduzir os efeitos comparado a descalço.

corrida bonde tenis .ptFoto: Reprodução de Fritz – corrida em areia batida usando tênis

São essenciais o aquecimento antes e o alongamento antes e depois do treino de corrida em areia fofa ou dura, pois melhoram o desempenho e reduzem a chance de lesões. Selecionamos as partes mais planas do terreno para correr, evitando terrenos inclinados. Nas areias fofas a preocupação é com a possibilidade de entorses pela instabilidade do terreno, de modo que a evolução deve ser aos poucos, começar caminhando, para após dias de treino inserir pequenos trotes é uma ideia, mas o melhor é participar de grupos e treinos de hobbistas.

Há muitas praias brasileiras ótimas para treinamos nossa corrida enquanto aproveitamos o ambiente:- praias de Copacabana e do Flamengo no Rio de Janeiro – praias da Baleia, Enseada e do Gonzaga no estado de São Paulo – praias de Boa Viagem, Pina e Piedade em Recife – praias do Flamengo e Itacimirim na Bahia – até as praias gaúchas do Capão da Canoa, Capão Novo e Xangrilá.

mulher-correndo-praiaFoto: Reprodução do blog Porto Freire

Como vamos correr na areia vestidos do jeito que nos for mais confortável, não há uma forma de bolo de como se vestir, mas é certo que devemos proteger a pele do sol (quando corremos durante o dia protetor solar, óculos de sol e bonés são boas pedidas) e roupas confortáveis auxiliam na movimentação. Lembre-se sempre de manter a hidratação do corpo, afinal correr e não se hidratar não é indicado para ninguém!

Os horários mais indicados para a prática da corrida na areia são de antes das 10h e após as 16h, sempre observando a possibilidade e segurança do local.

 

Referências

http://revistacontrarelogio.com.br/materia/os-efeitos-da-corrida-na-praia/

http://www.belezafree.com/2013/10/saude-e-bem-estar-corrida-na-areia.html

 

By


Os comentários estão desativados.

Videos

Error type: "Bad Request". Error message: "Invalid string value: 'desc'. Allowed values: [date, rating, relevance, title, videocount, viewcount]" Domain: "global". Reason: "invalidParameter". Location type: "parameter". Location: "order".

Did you added your own Google API key? Look at the help.

Check in YouTube if the id livegether belongs to a . Check the FAQ of the plugin or send error messages to support.